
A segurança em pagamentos digitais vem sendo uma discussão comum dos últimos tempos por causa do aumento do uso do celular e computador para realizar transações financeiras. Mas não é só por conta disso, ela aumentou pois passou-se a ser oferecido novas formas de pagamento digital, como por meio de QR Code.
Aliás, o QR Code, apesar de ser uma ferramenta antiga, ele surgiu em 1997, começou a ser utilizado para realizar pagamentos apenas há alguns anos. Se você não conhece essa ferramenta, confira a seguir o que ela é e se é realmente segura.
O que é QR Code?
O QR Code (sigla para Quick Response) é um código bidimensional que ao ser lido por um smartphone pode abrir um link, uma imagem e até realizar pagamentos. Ultimamente ele vem sendo muito utilizado para essa última opção, por ser prático e ágil.
O pagamento por QR Code é prático, pois você só precisa ter um smartphone em mãos para realizar o pagamento. Ele é ágil porque em poucos segundos você já está com a conta quitada.
O pagamento via QR Code pode acontecer de duas formas. A primeira de dá quando o cliente chega ao caixa e é emitido um código na conta ou no sistema de caixa. Assim, ele só lê o código e o valor da compra aparece na tela do celular, bastando apenas que ele confirme o pagamento.
Já a outra forma, conhecida como Pessoa para Pessoa (P2P) se dá quando o código é gerado pelo smartphone do cliente, o vendedor lê o código e digita o valor da venda. Assim, o cliente só precisa digitar a sua senha e confirmar a transação. Esse último método pode ter variações conforme cada aplicativo.
Os pagamentos via QR Code são seguros?
Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e divulgada em 2018, o Brasil já conta com mais de um smartphone ativo por habitante. Com essa alta no uso dos dispositivos e com o investimento em novas tecnologias, criou-se o ambiente perfeito para fazer com que novos meios de pagamento, como o QR Code, surgissem e ganhassem seu espaço.
Porém, com isso também surgiu a dúvida se utilizar essa nova tecnologia é seguro ou não. O que se pode dizer é que é seguro sim, pois é preciso passar por três tipos de verificações para fazer as compras.
Por exemplo, ao acessar o smartphone é preciso inserir a senha do aparelho. Depois é necessário o reconhecimento biométrico ou senha para acessar o dispositivo e, por fim, a senha do aplicativo deverá ser inserida para finalizar a compra.
Ao comparar o QR Code com um cartão, podemos perceber que, se um cartão for roubado, ele poderá ser utilizado para fazer compras online até que seja bloqueado. O mesmo não é possível por meio do aplicativo de pagamento que utiliza o QR Code.
Portanto, utilizar aplicativos com QR Code, como o Asaas Money, é ter segurança nos pagamentos, além de agilidade e praticidade. Baixe o aplicativo e faça você mesmo o teste!Se você ainda não se acostumou com a ideia de utilizar um smartphone para pagar por suas compras, confira nosso post sobre as principais vantagens de se pagar com o celular.
Posts relacionados

Asaas adquire carteira digital Asaas Money
A segurança em pagamentos digitais vem sendo uma discussão comum dos últimos tempos por causa do aumento do...

O que é o PIX?
A segurança em pagamentos digitais vem sendo uma discussão comum dos últimos tempos por causa do aumento do...