
Não é somente em tempos de crise que é muito importante cortar custos e reduzir os gastos operacionais de restaurantes e lanchonetes.
Um dono de negócio em busca de sucesso profissional deve estar atento e preparado para poder reduzir despesas desnecessárias.
Revisar os setores, modificar os processos e criar novos hábitos são dicas essenciais para alcançar os objetivos.
Confira as melhores dicas para economizar nos gastos do seu estabelecimento.
Evite o máximo de desperdício
Evitar a produção de grande quantidade de comida nos horários de menor movimento do estabelecimento é o primeiro passo para evitar o desperdício de alimentos no seu restaurante.
A outra dica é montar um cardápio inteligente, que não dê margens para o desperdício. O modo de preparo dos pratos tem grande influência no quanto as pessoas podem deixar sobrar de comida. Tenha um tamanho padrão de porção e mantenha-se a ele.
Estude bem a sua clientela e monte cardápios que serão bem aceitos por ela. Se há algum item no cardápio que raramente é pedido, talvez seja melhor retirá-lo de lá.
Também é inevitável fazer um bom controle de estoque e com frequência.
Fornecedores
Saber escolher bem os fornecedores e ter abertura para poder negociar com eles é primordial para o sucesso.
Estabelecer parceiras duradouras com fornecedores de confiança é importantíssimo para que se consiga bons descontos e até mesmo a possibilidade de que o fornecedor vire um cliente.
Sempre que possível, revise sua lista de fornecedores e, se for necessário, procure novos parceiros que se encaixarão melhor nas suas prioridades, mas que não comprometam a qualidade do serviço oferecido.
Manutenção preventiva
Estabelecer uma rotina de manutenção dos equipamentos é uma outra dica importante. Equipamentos como geladeira, freezer, fogão devem ser inspecionados frequentemente para verificação de pequenos problemas, evitando, assim, problemas e gastos futuros maiores.
Redução do consumo de energia
Pensar em alternativas para reduzir o consumo de energia é uma excelente forma de economia. Por exemplo, lava-louças, pias e banheiros podem ter a água aquecida por um sistema solar. Lâmpadas de LED ou similares consomem menos energia que lâmpadas comuns.
É preciso, ainda, fazer um treinamento da equipe e estabelecer métodos constantes de redução do consumo, não só de luz, mas também de água.
Use a tecnologia a seu favor
Equipamentos que agilizam a produção e consequentemente gastam menos estão a disposição e devem ser utilizados, como por exemplo a fritadeira elétrica que reduz o consumo de óleo consideravelmente.
O ponto chave é criar uma cultura de economia no estabelecimento. Deve-se sempre estar atento aos gastos desnecessários e ao consumo exagerado.
Deixe seu comentário e até a próxima.
Posts relacionados

Asaas adquire carteira digital Asaas Money
Não é somente em tempos de crise que é muito importante cortar custos e reduzir os gastos operacionais...

O que é o PIX?
Não é somente em tempos de crise que é muito importante cortar custos e reduzir os gastos operacionais...